Sobre Nós

Historial

PONTO DE PARTIDA

A Dra. Clara Ramalhão, médica neurorradiologista Portuguesa com raízes moçambicanas, inicia este percurso através de um convite feito em 2008 pelo Prof. Albertino Damasceno - Hospital Central de Maputo / Faculdade de Medicina Eduardo Mondlane para dar aulas de Imagiologia médica, tenda em conta a sua especialidade de neurorradiologia e o perfil epidemiológico local.

Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Instituições Hospitalares Portuguesas, tem coordenado desde 2008 Programas de Formação pós graduada de médicos e de técnicos do Serviço de Radiologia do Hospital Central de Maputo, nomeadamente:

PROJETO DE COOPERAÇÃO NA ÁREA DE FORMAÇÃO E IMAGIOLOGIA MÉDICA

       • Projeto iniciado em 2009 e que esteve em vigor até o ano de 2013


PROJETO - ATENÇÃO INTEGRADA AO DOENTE ONCOLOGICO NO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO - RECORÇO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL.

Neste percurso ao longo destes anos tem ajudado de forma crescente, sustentada, em articulação direta com o Ministério da Saúde da Republica de Moçambique – MISAU, a desenvolver projetos de intervenção em Moçambique com equipas Portuguesas de profissionais de excelência.
Estas ações visam envolver e integrar cada vez mais a comunidade médica local, com o propósito de ajudar a desenvolver os conhecimentos técnico-científicos e aptidões dos seus recursos humanos.

Neste âmbito, surgiu em 2015 por parte da Exm.ª Sr.ª Prof.ª Dr.ª Vitória Branco Neves, médica otorrinolaringologista do Hospital Central de Maputo, um pedido de imenso sentido de humanismo para que apoiasse e desenvolvesse um Projeto de ajuda imperiosa a crianças com Papilomatose Laríngea, uma doença que sem tratamento adequado se reveste de enorme impacto humano e muitas vezes com um fim trágico.

Deste modo, o programa do projeto foi criado com uma equipa alargada de médicos e outros profissionais de saúde Portugueses e no seguimento de ações piloto realizadas em Moçambique durante o ano de 2016, surgiu a ideia da criação de uma Associação que desse proteção ao projeto e que ao mesmo tempo constituísse uma entidade proponente para solicitação de financiamentos, dimensão imprescindível para que as missões previstas no terreno pudessem ser realizáveis

Assim, nasceu a MAssALA - Associação de Médicos no Abraço a Moçambique.




APRESENTAÇÃO

A “MAssALA - Associação de Médicos no Abraço a Moçambique” é uma ONGD - Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, Portuguesa, privada e sem fins lucrativos que procura concretizar um verdadeiro abraço a Moçambique.

Esta ONGD tem como mote fundamental o reconhecimento de áreas de maior carência na saúde em território Moçambicano, procurando desenvolver projetos que visem contribuir para colmatar, ainda que de forma parcelar, constrangimentos e dificuldades nesta área essencial da vida humana, contribuindo assim e numa atitude de total gratuidade para uma melhor qualidade de vida do cidadão Moçambicano, nomeadamente das suas crianças.

Procura, neste sentido, diversificar as áreas de intervenção no setor da saúde, sem nunca deixar de lado a busca da eficácia e do rigor, do ponto de vista técnico-científico e humano.

É constituída por um grupo de médicos que, de forma altruísta e de coração aberto incorpora esta mensagem, este modo de estar no mundo, este ideal superior. Está sempre aberta a novos membros, a ideias construtivas e a iniciativas frutíferas que a fortaleçam intrinsecamente e a todo o momento.

É com base nestes pressupostos que nasce a designação MAssALA, nome que em dialeto Moçambicano designa um fruto magnífico que encerra em si uma variedade de utilizações, o que lhe confere particular força e riqueza.


MISSÃO

A MAssALA tem como missão implementar e desenvolver Projetos no sector da Saúde em Moçambique, em particular na área da saúde infantil, contribuindo assim para a promoção da qualidade de vida e bem-estar físico dos Moçambicanos, nomeadamente das suas crianças.



      VALORES

       • Promoção da Vida e da Saúde

       • Humanismo

       • Solidariedade Social

       • Ética Profissional

       • Transparência

ORGÃOS SOCIAIS

      A MAssaLA


      ADMINISTRAÇÃO



       • Dr.a Clara Delfina Bordalo Maia Ramalhão, médica neurorradiologista, associada fundadora - Presidente da Admin. e Coordenadora do Projeto.

       • Dr. Carlos Manuel Ferreira de Carvalho, médico otorrinolaringologista, CHEDV, associado fundador - Vice-Presidente da Administração.

       • Dr. Carlos Manuel Torrão Pinheiro, médico otorrinolaringologista, CHEDV, associado fundador - Vice-Presidente da Administração.

       • Dr. Hugo Narcy Amaral Amorim Costa, médico otorrinolaringologista, CHEDV, associado fundador - Tesoureiro da Administração.

       • Dr.a Alexandra Patrícia da Costa Correia, médica otorrinolaringologista, CHEDV, associada fundadora - Secretária da Administração.



      ASSEMBLEIA GERAL


       • Dr. Paulo Jorge Marques Machado da Costa Carvalho, advogado e associado fundador, nomeado - Presidente da Assembleia Geral.

       • Dr. Tiago Silva Pinto Teixeira, médico e associado fundador - Vice-Presidente da Assembleia Geral.

       • Dr. Paulo Pires de Figueiredo, médico anestesiologista, CHEDV - Secretário da Assembleia Geral.



      CONSELHO FISCAL


       • Prof. Mário Forjaz Seca, físico médico e associado fundador - Presidente do Conselho Fiscal.

       • Dr. Manuel Augusto Pires Fernandes, revisor oficial de contas e associado fundador - Vogal do Conselho Fiscal



      CHAIRMAN


       • Professor Doutor António Rebelo de Sousa.